quinta-feira, 21 de julho de 2011

LIBERTA-TE

Mahatima Gandhi um dia escreveu:“O homem que guarda em sua casa alguma coisa de que não necessita e que faz falta a outros, esse é ladrão".

Os que ainda não estão em condições para a renuncia dos bens materiais, devem pelo menos, contentar-se com o conforto necessário, sem se cercar de confortismo supérfluo. O nosso velho e incorrigível ego não conhece a palavra “chega”; mais quer possuir; vai do desejo à posse e da posse a desejos sem fim, circulando a vida inteira nesse círculo vicioso.

Diógenes, o filósofo da lanterna em pleno meio dia, resumia a sua filosofia em duas sentenças:

“A felicidade consiste em nada possuir que o mundo nos possa tirar, e em nada desejar que o mundo nos possa dar”.

Joel Goldsmith , no seu maravilhoso livro “A Arte de Curar pelo Espírito”; manda os leitores e as leitoras fazerem periodicamente uma vistoria e um expurgo no seu guarda-roupa, desfazendo-se de todas as coisas supérfluas, em benefício dos que não tem o necessário.

Quanto mais o egoísta tem tanto mais deseja ter, confundindo conforto com confortismo; e quando o confortismo crônico acaba em confortite aguda – então o pobre ricaço, de tanto gozar, chega a ponto de não poder gozar mais; estranhamente, o próprio gozo em excesso gera ingoziabilidade.

Se queres ser feliz aprende a contentar-te com o necessário, para que o supérfluo não te leve ao tédio e à infelicidade.

Estudo baseado na obra de Huberto Rohden “O Caminho da Felicidade” -
 
Sergio R. Goldstein

Nenhum comentário: