domingo, 22 de maio de 2011

foto: tadeusales


A Dança da Vida

A dança segundo a obra de Roger Garaudy em seus primeiros capítulos vem nos mostrar a beleza, e a essência da dança, assim como a perca dessa essência quando se torna então uma “língua morta”, e a graça ao despertar da Bela Adormecida, à redescoberta da dança como Vida.
Talvez possamos encontrar a resposta desta frase “o que aconteceria se, em vez de apenas construirmos nossa vida, tivéssemos a loucura ou a sabedoria de dançá-la,” na dança moderna.
Com a trajetória da história, e conhecendo um pouco mais sobre ela, podemos compreender melhor o nosso presente. Como podemos ver na obra de Garaudy, a dança esta presa a magia e a religião, ao trabalho e a festa, ao amor e a morte. A dança não é apenas uma arte, mas um modo de viver e existir. Porem sua essência esta no sentido de existir e sentir movimentos os quais o corpo transmite de dentro para fora. Segundo a obra ainda a dança transforma os ritmos da natureza e os ritmos biológicos em ritmos voluntários, ela humaniza a natureza e dá poder para dominá-la.

Várias são as citações que poderíamos fazer da obra Dançar a Vida, dentre elas nota-se são afirmados e reafirmados a todo momento  de o quanto a dança é vital, e sua relação homem e natureza muito forte.  

Indico a leitura do livro aos amantes e conhecedores da dança, como uma leitura obrigatória e necessaria para seu auto conhecimento.


(Breve resumo da Obra Dançar a Vida de Roger Garaudy)
(Anne Sales)

Nenhum comentário: